Procon-SP Convoca Sephora Após Explosão de Reclamações na Black Friday

Vicente Almeida
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Procon-SP Convoca Sephora Após Explosão de Reclamações na Black Friday

Black Friday: Cresce a Insatisfação com Descontos e Entregas

Durante o período mais esperado pelos consumidores no ano, a Black Friday, o que deveria ser uma oportunidade de economia está se transformando em um campo minado de decepções. Este ano, o Procon-SP convocou a empresa de cosméticos Sephora para dar explicações após uma avalanche de reclamações. Segundo o órgão de defesa do consumidor, a Sephora foi destaque negativo ao liderar o ranking de empresas com mais queixas registradas durante o período promocional.

Reclamações e Problemas Identificados

A princípio, as reclamações giram em torno de vários problemas recorrentes: não entrega ou atrasos nas entregas, produtos que não condizem com aquilo que foi anunciado, itens recebidos de forma incompleta ou danificados, além de descontos considerados enganosos pelos consumidores. O Procon-SP registrou ao todo 1.467 queixas em novembro, em boa parte motivadas pelas promoções ditas agressivas da Sephora, com descontos que atingiam entre 20% e 70%, mas que, ao final, deixaram muitos clientes frustrados.

Aprofundando-se nos Dados

Um detalhamento dos números revela que a não entrega ou o atraso na entrega de produtos foram as causas mais frequentes, com 573 ocorrências. Outro dado alarmante são as 154 queixas sobre produtos diferentes do que havia sido pedido ou recebidos incompletos. Além disso, o cancelamento de pedidos após a finalização da compra somou 143 registros, enquanto produtos ou serviços tornaram-se indisponíveis após a compra em 122 casos. Ao mesmo tempo, descontos enganosos, que levavam o consumidor a acreditar em uma oferta vantajosa que não se concretizava, adicionaram 117 reclamações à lista.

Ação e Monitoramento do Procon-SP

Ação e Monitoramento do Procon-SP

A resposta do Procon-SP não se restringiu à convocação da Sephora. Reconhecendo uma tendência de práticas potencialmente irregulares, a agência está monitorando de perto mais de 60 produtos em 10 sites de e-commerce. O objetivo é mitigar os impactos das chamadas ofertas enganosas, que tendem a ser mais comuns neste período em que o consumo atinge picos.

Fiscalização em Campo

Além desse monitoramento digital, equipes do Procon-SP estão ativamente visitando lojas físicas na capital paulista, no interior e no litoral, para garantir que o Código de Defesa do Consumidor esteja sendo respeitado. A ideia é dar uma resposta rápida e eficiente para proteger o consumidor de práticas abusivas. Caso sejam identificadas irregularidades, os responsáveis poderão sofrer penalidades severas conforme a legislação vigente.

Repercussão no Mercado

As repercussões para o mercado de consumo são significativas. Ano após ano, a Black Friday se consolida como um dos momentos de maiores compras, mas a crescente desconfiança do consumidor em relação às ofertas pode influenciar negativamente o desempenho em vendas futuras. Para as empresas, a mensagem é clara: práticas transparentes e o cumprimento das normas são essenciais para manter a confiança de seu público-alvo.

Conforme o setor de defesa do consumidor intensifica suas ações, as empresas são cada vez mais incentivadas a adotar políticas que garantam melhor atendimento e resolução de problemas, visando evitar manchar seu relacionamento com os clientes e comprometer sua reputação no mercado competitivo.